Município de Penacova transfere 200 mil euros para a Escola de Artes

A Câmara Municipal de Penacova vai transferir 200 mil euros para a Escola de Artes no âmbito de Protocolo assinado com aquela Escola do concelho de Penacova.

Fundada no ano letivo de 2014/2015, a Escola de Artes de Penacova, tutelada pela Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, é uma escola de ensino artístico especializado de música que privilegia o ensino articulado de acordo com os planos curriculares definidos pelo Ministério da Educação.

Humberto Oliveira, Presidente da autarquia, relembra o caminho percorrido desde 2014 e destaca “não sendo este um ano particularmente feliz para todos nós, podemos, no entanto, registar 2020 como um ano de sucesso para a Escola de Artes de Penacova, já que conseguimos obter, da Direção Geral da Administração Escolar, autorização definitiva para o seu funcionamento. Esta autorização confirma a qualidade da escola, dos professores, da oferta educativa de Penacova ao nível do ensino artístico.”

Satisfeito e convicto de que o caminho traçado pelo Executivo Municipal permitiu que “os nossos jovens passassem a frequentar a Escola de Artes e a deslocar-se cada vez menos para outros concelhos a fim de estudar música”, Humberto Oliveira, destaca o facto de esta Escola ter suprido uma necessidade, “a necessidade dos jovens que pretendiam frequentar o regime articulado e o ensino artístico em Penacova, tendo colmatado também a necessidade daqueles que pretendiam aprender em regime livre. Desde sempre que, o nosso objetivo, passou também por termos uma Escola aberta à comunidade, com uma oferta alargada aos que querem aprender a tocar um instrumento, em regime livre, aprender ballet, dança contemporânea ou teatro. E conseguimos fazer essa oferta, tal como conseguimos desenvolver projetos muito interessantes, como a música para bebés ou o projeto música sénior”.

João Azadinho, Vice-Presidente da CM Penacova e Vereador com o Pelouro da Cultura sublinha a importância da Escola de Artes no desenvolvimento cultural e artístico do Concelho. “A Escola abriu-nos horizontes, é um parceiro ativo na diferenciação da oferta cultural do concelho. Os concertos e espetáculos que nos oferecem são de uma enorme qualidade e rigor artístico e isso é algo que nos orgulha muito. Temos trabalhado em parceria com a Direção Pedagógica da Escola e com a Filarmónica Boa Vontade Lorvanense e este projeto tem tudo para continuar a crescer e a ser um parceiro ativo das coletividades e freguesias do Concelho, fortalecendo-as.”

A transferência de verba para a Filarmónica Boa Vontade Lorvanense decorre durante o ano letivo 2020/2021 e tem como objetivo comparticipar as despesas correntes daquela instituição de ensino.