Penacova irá receber “Letras Prá Vida”.

Penacova irá receber em breve o projeto destinado à população sénior do concelho, “Letras Prá Vida”.

O Município de Penacova, em parceria com a Casa do Povo de Penacova e a Escola Superior de Educação, mentora do projeto, têm trabalhado em conjunto de forma a este projeto se tornar uma realidade. As reuniões têm-se verificado proveitosas, com avanços tendo em vista ser uma realidade futuramente, como refere Sandra Ralha, Vereadora com o pelouro da Educação da Câmara Municipal de Penacova. Afirmando ainda ser “um projeto de alfabetização, não só pela componente de inclusão social, mas também pela promoção de vários momentos de confraternização e convívio, que ajudam a combater a exclusão e o isolamento da população”.

O projeto com um caracter inovador viu o seu reconhecimento ser premiado com a conquista do Prémio Europeu GRUNDTVIG 2017, para a excelência em Educação de Adultos, promovido pela EAEA – European Association for the Education of Adults.

A dinamização de atividades de fomentação de leitura e de escrita, baseadas nas necessidades quotidianas das pessoas será a base de todo o processo, com o intuito de promover uma igualdade de oportunidades de aprendizagem, uma maior capacitação e consequente autoestima e autoeficácia, a participação e inclusão social, oportunidades de aprendizagem intergeracional, partilha, reflexão e investigação em Educação para Adultos, a reciprocidade entre o Ensino Superior e a Comunidade.

Na reunião estiverem presentes a representar as entidades, Dina Soeiro, coordenadora do “Letras Prá Vida”, Sandra Ralha, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Penacova, Paula Silva, coordenadora da Biblioteca Municipal de Penacova e Álvaro Coimbra, presidente da Casa do Povo de Penacova.