Penacova promove “A minha floresta é melhor que a tua”

A Biblioteca Municipal de Penacova conjuntamente com o Gabinete Técnico Florestal do Município de Penacova estão a implementar um novo projeto intitulado “A minha floresta é melhor do que a tua”. A primeira sessão contou com a participação das crianças inscritas nas atividades de férias do Centro de Atividades de Tempos Livres de Miro e do Centro de Bem Estar Social de Figueira de Lorvão. Os participantes visitaram uma mancha de floresta autóctone onde observaram carvalhos, medronheiros, murtas, folhados, orquídeas selvagens, entre outras. Ficaram a saber algumas curiosidades, nomeadamente a função dos bugalhos, a utilidade da nossa floresta, a distinção entre autóctone e invasora. No final desta sessão recolheram vinte cinco quilogramas de lixo (essencialmente plástico) nesta mancha florestal.

Tendo sido Penacova um concelho bastante flagelado pelos incêndios de outubro, na próxima sessão, os participantes vão plantar amieiros e recolher sementes de espécies da beira-rio.

Ainda no âmbito de “A minha floresta é melhor do que a tua” pretende-se implementar na Biblioteca Municipal de Penacova um banco de sementes, isto é serão efetuadas visitas ao campo para recolher essas sementes e os munícipes incentivados a entregar sementes. Os colaboradores da Biblioteca Municipal em conjunto com o Gabinete Florestal farão pacotes de sementes que serão emprestadas e substituídas por novas após a colheita, fazendo assim da Biblioteca Municipal de Penacova, a casa perfeita para guardar uma coleção de sementes.