PeNaMoch e Barca de Memórias representaram Penacova na 6ª edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”

A final intermunicipal da 6ª edição do Programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, que este ano letivo teve lugar em Vila Nova de Poiares, contou com a presença da turma do 7º D e dos alunos do Clube de Tecelagem do Agrupamento de Escolas de Penacova.

“PeNaMoch”, foi o projeto da turma do 3º ciclo, que inspirada no novo slogan da autarquia penacovense, “Penacova Tem Bom Ar”, criou uma mochila multifunções, produzida em materiais naturais, com vários elementos alusivos à Natureza, ao concelho de Penacova e à celebração da Amizade. Um produto descontraído, barato, leve e jovem, com capacidade de transformação num mini tabuleiro, contendo células solares com função de iluminação e carregamento de equipamentos eletrónicos. Este projeto foi acompanhado pelos Professores Margarida Figueiredo, Ana Lúcia Gouveia, João Rui Lacerda e António Semedo.

Ao nível do 2º ciclo, o Agrupamento de Escolas de Penacova, fez-se representar pelos alunos do seu Clube de Tecelagem que apresentaram o projeto “Barca de Memórias”.  A partir do mote “a arte da tecelagem”, o projeto tem como objetivo a recriação de peças utilizadas no tradicional traje do barqueiro, como por exemplo o barrete, a faixa e o colete, tendo sido acompanhado pelas Professoras Beatriz Amaral, Isilda Silva e Rosa Oliveira.

A Vereadora da Educação do Município de Penacova, Sandra Ralha, visitou o certame e não deixou de proferir algumas palavras de incentivo aos alunos e professores envolvidos em ambos os projetos, salientando igualmente a importância das parcerias, neste caso em particular, entre a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e o Agrupamento de Escolas de Penacova aliados fundamentais no desenvolvimento de novas aprendizagens para os nossos alunos.