POESIA ANDOU À SOLTA EM PENACOVA

A Rede de Bibliotecas de Penacova comemorou o Dia Mundial da Poesia levando poesia às várias escolas do ensino básico do concelho de Penacova, pois ela é a magia das palavras que nos falam do sentido das coisas e deve ser espalhada para nos fazer ver a beleza da palavra.

 

A Companhia de Teatro Experimental de Vila Nova de Poiares vestiu-se a rigor para apresentar poemas de Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner Andersen. Três poetas com obra literária mundialmente conhecida.

 

 

Sophia de Mello Breyner comemora este ano o centenário do nascimento. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999. O mar, tempo, liberdade, beleza, perfeição, culto pela arte e tradição, próprias da civilização grega, são conceitos-chave na criação literária desta escritora que nos remetem para uma ideia da poesia como valor transformador fundamental.

 

O Dia Mundial da Poesia foi criado pela Unesco para comemorar a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo.