Programa Municipal de acalmia de tráfego avaliado na Semana Europeia da Mobilidade

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), a Câmara Municipal de Penacova promoveu um conjunto de ações que pretendiam sensibilizar a população para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário, contribuindo para melhorar a mobilidade, a qualidade de vida e a sustentabilidade dos recursos naturais.

Foi realizado um balanço do Programa Municipal de Acalmia de Tráfego, apresentado há um ano, que permitiu concretizar investimentos camarários e das freguesias no valor de cerca de meio milhão de euros.

António Magalhães Cardoso, vereador da autarquia penacovense com o pelouro da Mobilidade e Transportes, sublinhou que “a taxa de execução é positiva, fazendo parte de um leque de medidas para o aumento da segurança na rede viária, de pessoas e bens, como, por exemplo, a diminuição da velocidade em determinadas estradas municipais”.

Foi igualmente apresentado, um novo programa de intervenções na rede viária, com grande ênfase em obras de segurança e de reposição de condições de circulação afetadas pelas intempéries do final de 2022 e do início de 2023. “As acessibilidades a pessoas com mobilidades condicionadas e o investimento na segurança das vias serão prioritários. Para o efeito, estão já elencadas as obras a lançar num futuro próximo, integradas no Programa de Municipal de medidas de acalmia de tráfego para 2023/2024, num total de investimento que se prevê a rondar um milhão de euros” concluiu o edil.

Ainda nesta sessão, foi realizado um balanço dos resultados do Sistema de Transporte a pedido (SIT-FLEXI), no qual o concelho de Penacova continua a ser um dos que apresenta mais viagens realizadas. Já foram realizadas mais de 1.000 viagens, admitindo o autarca “que o sistema pode e deve ser mais utilizado, por ser virtuoso, por servir as populações mais isoladas e por ser amigo do ambiente”.