Projeto “Não Brinques com o Fogo” visa alterar comportamentos face a incêndios através das artes

O Ministério da Cultura e Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais ( AGIF) lançaram hoje o projeto “ Não Brinques com o Fogo”, que visa, através das artes, sensibilizar as populações para alterar comportamentos de risco face aos incêndios rurais e promover a valorização e proteção dos seus territórios.

Em Penacova, um dos territórios abrangidos pelo projeto, foram hoje assinados quatro protocolos de colaboração entre AGIF e as Direções Regionais de Cultura ( DRC) do Norte, Centro, Algarve e Alentejo, que preveem que as DRC se tornem operadoras do projeto durante um ano.

Segundo a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, “este projeto piloto enquadra-se numa visão estratégia mais ambiciosa a 10 anos, que está refletida no Plano Nacional de Gestão Integrada e Fogos Rurais, apresentado pelo Governo na passada terça-feira. Trata-se de uma iniciativa inscrita numa dinâmica de colaboração entre a Cultura e Ambiente, que valoriza o poder das artes no convite à reflexão sobre os aspetos como as alterações climáticas e a proteção do ambiente”.

Tiago Oliveira, Presidente da AGIF, explica que “este projeto coloca em prática uma metodologia já testada em países como a Espanha, EUA e África do Sul, com o propósito de chegar às populações locais através de eventos culturais. Se reduzirmos o número de ignições, conseguimos reduzir a probabilidade de um incêndio grave, de grandes dimensões. Precisamos de alterar comportamentos face ao uso do fogo, seja qual for a época do ano”.

185 mil euros para estruturas artísticas locais

O investimento do AGIF de 185 mil euros, a ser operado pelas quatro DRC, destina-se à produção de espetáculos multidisciplinares ao ar livre e ações de capacitação das populações.

Os avisos para as candidaturas de estruturas artísticas dos respetivos territórios são publicados hoje no site da DRC e convidam à apresentação de propostas de 23 de junho a 14 de julho, por parte de agentes culturais para a conceção e apresentação de espetáculos sujeitos a temáticas como queimadas, limpeza de terrenos, comportamentos de risco, o lançamento de foguetes ou o uso de maquinaria agrícola em condições de segurança.

Podem candidatar-se pessoas coletivas de direito privado com sede nos municípios abrangidos pelo programa, que exerçam atividades profissionais de natureza não lucrativa nas áreas de artes performativas, nomeadamente teatro, músicas, dança, circo contemporâneo e artes de rua visuais.

Os espetáculos ao ar livre serão apresentados em setembro e outubro de 2020 nos concelhos considerados prioritários pela AGIF, que são Vila Nova de Poiares, Coimbra, Penacova, Ourém, Paredes, Gondomar, Gavião e São Brás de Alportel. Os concelhos foram escolhidos segundo a sua classificação com grau de risco elevado.