Raúl Lino marca Dia Mundial do Turismo em Penacova

O Município de Penacova assinalou o Dia Mundial do Turismo com a inauguração da exposição “Raúl Lino - A Casa Portuguesa”, presente na Biblioteca Municipal de Penacova, seguida de uma Tertúlia sobre a obra e vida do Arquiteto Raúl Lino, na Pérgola penacovense com o seu nome.

O evento organizado pelo Município de Penacova e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, contou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e com a colaboração da Escola Profissional Beira Aguieira, decorrendo no âmbito das “Jornadas Europeias do Património”.

Na abertura da exposição, Humberto Oliveira, presidente da autarquia penacovense destacou o legado deixado por Raúl Lino em Portugal, e mais concretamente em Penacova, sendo uma das maiores figuras no panorama das artes em Portugal, no séc. XX. O edil, destacou ainda a comunidade presente nesta iniciativa, mostrando que a preservação de tradições locais devem ser mantidas e enaltecidas, despertam interesse na população e conseguem fazer-se trabalhando em conjunto com diversas entidades, com vista à sua promoção, divulgação e produção.

A Tertúlia que contou com os oradores Prof. Doutora Joana Brites, Prof. Doutor Nuno Rosmaninho e do Mestre Diogo Carvalheira teve como moderador o Prof. Doutor Luís Reis Torgal, teceu várias considerações e informações sobre a singular personalidade de Raúl Lino, um homem diferenciador na sua época que deixou uma marca intemporal no concelho de Penacova, o miradouro com o seu nome, lugar de eleição para os Penacovenses e para todos quantos visitam esta Vila.

O Presidente da Câmara Municipal de Penacova anunciou, no âmbito deste evento que, com o apoio do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, este município, vai avançar com um projeto museológico para recuperação da casa de António José de Almeida, localizada em Vale da Vinha, sublinhando igualmente que o ano de 2019, marca historicamente o concelho, já que em 06 de agosto se comemorará o centenário da eleição de António José de Almeida como Presidente da República Portuguesa.