REORDENAMENTO DA PAISAGEM PARA CRIAR FLORESTA RESILIENTE

A proposta do Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) Montes Ocidentais e Beira Alta foi o tema de uma sessão pública ocorrida, anteontem, na sede da União de Freguesias de S. Pedro de Alva e São Paio de Mondego.

A sessão, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra, e pela Diretor-Geral do Território, Fernanda do Carmo, contou com a presença dos representantes dos municípios e das freguesias envolvidas e de muitos outros agentes do território.

Recorde-se que decorre o período de discussão pública desta Proposta de Programa, até 21 de novembro de 2023.

Durante este período, os documentos encontram-se disponíveis para consulta dos interessados no Portal PARTICIPA (www.participa.pt) e no portal da Direção-Geral do Território (www.dgterritorio.pt).

Os interessados podem ainda consultar a documentação em discussão pública nas instalações da Câmara Municipal de Penacova (Serviço Municipal de Proteção Civil, na Rua da Eirinha, nos dias úteis, das 9 às 17 horas).

Álvaro Coimbra congratulou-se com a apresentação deste Programa, que pode permitir a criação de uma paisagem mais adaptada à realidade territorial abrangida, bem como uma gestão florestal que permita uma floresta mais resiliente aos fogos e às pragas, melhorando a valorização da aptidão dos solos e dos serviços de ecossistemas.

Recorde-se que, no Município de Penacova, este Programa abrangerá as três uniões de freguesias (Oliveira e Travanca do Mondego, São Pedro de Alva e São Paio de Mondego, Friúmes e Paradela da Cortiça).