“Aldeia em Festa” leva mercadinhos e espetáculos a oito aldeias de Penacova

- Programa cultural decorrerá entre maio e setembro

A Câmara de Penacova vai promover nos meses de maio, junho, julho e setembro, oito espetáculos musicais, em oito aldeias, com oito grupos/artistas locais. O programa cultural, designado de “Aldeia em Festa”, de acesso livre, inclui mercadinhos de produtos da terra e conta com o apoio das uniões e juntas de freguesia do concelho.

“É um programa de animação que pretende ‘unir as pontas’, levando artistas de umas freguesias a atuar noutras freguesias, promovendo, através da música, a sã convivência entre todos os munícipes”, explica o presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra.

O autarca considera essencial descentralizar a cultura no concelho de Penacova. “Todas as pessoas, independentemente da sua área de residência, têm direito a ter livre acesso a espetáculos culturais. E todos os artistas da nossa terra também devem ter a oportunidade de mostrar o que tão bem sabem fazer. Este programa cultural, idealizado e produzido pela Câmara Municipal, procura juntar todos esses interesses, oferecendo aos munícipes das aldeias mais recônditas espetáculos com os valores da nossa terra e, ao mesmo tempo, proporcionar aos pequenos produtores locais a possibilidade de venderem e escoarem os seus excedentes agrícolas e outros produtos nos mercadinhos”, explicou Álvaro Coimbra.

Contenças, na freguesia de Sazes do Lorvão, será a primeira aldeia do concelho de Penacova a receber a iniciativa “Aldeia em Festa”, dia 19 de maio, domingo.

O projeto irá depois passar pelas aldeias de Travasso (26 de maio), Póvoa (9 de junho), Carregal de Friúmes (30 de junho), Mata do Maxial (7 de julho), Coiço (28 de julho), Parada (15 de setembro) e São Mamede (22 de setembro).

Recorde-se que os mercadinhos de produtos da terra decorrerão sempre, ao domingo, entre as 14h e as 19h. Já os espetáculos terão início às 17h e durarão cerca de 60 minutos.

A iniciativa é da Câmara de Penacova, mas em cada freguesia a produção dos eventos será apoiada pelas respetivas juntas e uniões de freguesia.

Os pequenos produtores locais interessados em participar nos mercadinhos do “Aldeia em Festa” poderão fazer a sua inscrição através do e-mail eventos@cm-penacova.pt. As inscrições são gratuitas, obrigatórias e limitadas ao espaço disponível em cada recinto. As banquinhas serão disponibilizadas aos expositores, gratuitamente, pelo Município.