“Aprender para o Futuro” em Ambientes Inovadores

O Município de Penacova entregou hoje na EB1 de Lorvão quinze dos 105 tablets e respetivos armários de carga e higienização, que adquiriu para todas as Escolas de Ensino Básico do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Penacova no âmbito do Projeto Realiza-te, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

O projeto que resulta numa atividade designada “Implementação de Ambientes Inovadores de Aprendizagem”, foi batizado com o nome de “Aprender para o Futuro” e contou com a estreita colaboração do Agrupamento de Escolas de Penacova.

Esta aquisição vai de encontro à modernização de processos de aprendizagem, proporcionando novas metodologias de ensino, diversificadas, motivadoras e exigentes, de forma a estimular e responsabilizar os alunos na sua própria aprendizagem e mais especificamente, através do recurso às novas tecnologias de informação e comunicação.

Sandra Ralha, Vereadora com o pelouro da Educação da autarquia de Penacova, salientou nas palavras que dirigiu a alunos e docentes a importância deste Projeto, já que tem como principal propósito intervir, no 1º ciclo do ensino básico, na área curricular em que há maiores evidências de menor sucesso escolar, a língua portuguesa. “A aquisição dos tablets permite-nos, em interação com o Agrupamento de Escolas de Penacova, intervir em áreas que nos são particularmente queridas, nomeadamente, criando e fortalecendo o gosto pela leitura nas crianças do Ensino Básico, bem como o gosto pela escrita, de uma forma lúdica, mas pedagógica, criativa e motivadora. Estamos certos, que esta aposta terá impactos muito positivos, no desenvolvimento das condições de trabalho de professores e alunos e é de facto muito aliciante poder estar aqui e entregar-vos, em mão, este instrumento de trabalho.”