De acordo com Álvaro Coimbra, Presidente da Câmara, "Penacova é dos concelhos com menos emissões gasosas por habitante na Região de Coimbra, mas ainda assim muito comprometido com a Adaptação às Alterações Climáticas e a Mitigação dos seus impactes no presente e no futuro.
Por outro lado, Penacova, pela sua extensa e densa mancha de ocupação florestal, contribui de forma relevante para o sequestro de carbono, largamente superior ao seu nível de emissões.
O modelo de desenvolvimento para Penacova pressupõe mais formas de captar e fixar população, designadamente jovens, criando emprego, empresas, oportunidades. O desafio é conseguir fazê-lo de uma forma ambientalmente sustentável, mantendo a qualidade da sua paisagem, dos seus recursos naturais, do ar, da água, da biodiversidade. Esse desafio é simultaneamente uma aposta, visando a qualidade de vida de quem aqui vive e trabalha e de quem nos visita. Conjugar a manutenção desses valores ambientais que nos destacam com ações de combate às emergências climáticas que nos assolam é o caminho."
O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) de Penacova, foi aprovado por unanimidade, em reunião de câmara ordinária, realizada no dia 26 de setembro de 2024 e em reunião ordinária de assembleia municipal, em 20 de dezembro de 2024, após ter estado sob consulta pública.
Minuta da Ata nº18 - 26-09-2024
Minuta da Assembleia Municipal - 20-12-2024
Documentação:
Aviso nº 3017/2025/2 | DR de 31-01-2025
Plano Municipal de Ação Climática (PMAC)