Recolha Seletiva

Desde há vários anos que a Câmara Municipal tem vindo a promover o aumento da capacidade de recolha seletiva, procurando assim sensibilizar os Munícipes para a necessidade de reciclar, em prol da sustentabilidade ambiental.

O sucesso da reciclagem depende do nosso comportamento perante o resíduo: se dá para reciclar, é nossa obrigação depositá-lo no ECOPONTO.

      

O ECOPONTO é a bateria de 3 contentores para a deposição seletiva do vidro, papel/cartão e embalagens, colocada na via pública ou outro espaço público.

A maioria dos resíduos que produzimos é reaproveitável através da reciclagem. Para isso, basta separá-los do restante lixo doméstico para serem depois depositados nos Ecopontos.

Existem atualmente 85 ecopontos distribuídos pelas freguesias e, ainda, 28 vidrões dispostos por todo o concelho.

 

Em 2017 foram encaminhados para reciclagem um total de 367,50 toneladas de resíduos, mais 35 toneladas que no ano anterior, o equivalente a um aumento de 9,5% de taxa de reciclagem no concelho.

Considerando a população residente de 15251 habitantes (de acordo com os Censos 2011), verifica-se que em 2017 cada munícipe reciclou cerca de 24,10 kg/ano, ou seja:

  • 5,12 kg/ano de papel/cartão;
  • 4,02 kg/ano de embalagens;
  • 14,95 kg/ano de vidro.