Programas e Projetos

Plano de Mobilidade Escolar para o concelho de Penacova - Fundo para o Serviço Público de Transportes

Relatório Final

A Câmara municipal de Penacova obteve aprovação numa candidatura no âmbito do Aviso n.º 3/2023 (Apoio ao Desenvolvimento de Estratégias de melhoria da Mobilidade Escolar) pelo Fundo para o Serviço Público de Transportes (FSPT). O objetivo principal da candidatura consistiu na realização de um estudo que visasse dotar o município de um documento estratégico que identificasse soluções que permitissem promover e incentivar o uso de modos sustentáveis de deslocação da comunidade académica nos seus movimentos pendulares.

As propostas de solução propostas visaram identificar situações potenciais de transferência de alunos que residem no concelho de Penacova, e que atualmente não utilizam o transporte coletivo nas deslocações de e para a escola, para modos de deslocação ativos ou transporte público. Desta forma a análise recaiu sobre cada um dos estabelecimentos de ensino, tendo em conta a distinção entre os diversos ciclos do ensino básico, quando aplicável, dadas as especificidades de deslocação de crianças e de jovens em idade escolar.

 

Programa de Generalização de Refeições do 1º Ciclo do Ensino Básico

O Despacho n.º22 251/2005, datado de 25 de outubro, aprovou o Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e visa garantir “a todas as crianças que frequentam o primeiro ciclo do ensino básico uma refeição equilibrada”. Este mesmo despacho estabelece ainda que o custo da comparticipação dos alunos por refeição é estabelecido anualmente, de acordo com Despacho Ministerial. Este serviço destina-se a todos os alunos inscritos nas Escolas Básicas do 1º Ciclo da rede pública do Concelho de Penacova.

 

Programa Regime da Fruta Escolar

O Regime de Fruta Escolar aplica-se ao 1.º ciclo de forma a contribuir para a promoção de hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens e para a redução dos custos sociais e económicos associados a regimes alimentares menos saudáveis.

O Município de Penacova tem, desde Fevereiro de 2010, distribuída a todos os alunos das Escolas do 1º CEB fruta com a periodicidade de duas vezes por semana. Os produtos são adquiridos à Cooperativa Agrícola de Mangualde, de qualidade certificada e produção integrada, de modo biológico, de denominação de origem protegida, de indicação geográfica ou de proteção integrada.

 

Iniciativas de Educação para a Cidadania

Enquanto processo educativo, a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.

A Câmara Municipal de Penacova desenvolve vários Projetos e Ações nesta área que têm pretendido:

  • Sensibilizar a população para a importância da preservação da natureza, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.
  • Promover os espaços de riqueza natural e histórica do Concelho;
  • Proporcionar atividades lúdicas e de lazer num espaço exterior privilegiado e exterior ao espaço escolar;
  • Promover comportamentos de respeito e correto tratamento dos animais de estimação;
  • Oferecer visitas de estudo guiadas com animação às crianças do 1º ciclo do ensino básico e pré-escolar – exemplo Projeto Penamina (desdobrável pdf)

 

Projeto MindSerena – Projeto de Aprendizagem Socioemocional

O Projeto MindSerena, programa de promoção de competências socioemocionais baseado em mindfulness, está a ser desenvolvido em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e é dirigido às 209 crianças que frequentam os 6º e 8º anos do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Penacova, respetivos professores e pais.

Com este projeto pretende-se desenvolver uma maior capacidade de atenção nos/as alunos/as para que estejam mais tempo atentos e focados/as durante as aulas; reduzir a ansiedade e aumentar a capacidade da atenção plena; aumentar a consciência do corpo, pensamentos e emoções; melhorar as relações interpessoais; aumentar a compaixão, autocompaixão, gentileza, paciência, controlo de impulsos reativos e redução do bullying; e aumentar a função executiva das crianças, que está associada ao desempenho cognitivo e sucesso escolar.

Deste modo, através da aplicação de um programa de intervenção estruturado em 15 sessões para alunos dos 6º e 8º anos, 50 horas de formação de docentes para o desenvolvimento das suas competências socioemocionais e de mindfulness e de sessões de sensibilização a encarregados/as da educação, serão trabalhadas competências que promovem a atenção/concentração, a redução da ansiedade, a regulação emocional, a memorização, a resolução de conflitos, entre outras.

A investigação realizada revela que esta metodologia promove a capacidade de compreensão, memória e reduz os níveis de stress e ansiedade facilitando, assim, a aprendizagem e consequentemente, um rendimento escolar mais satisfatório.

https://www.mindserena.org/

 

Programa de Educação Parental

Formação destinada aos pais, mães e encarregados/as de educação que pretende ajudar a compreender as necessidades da família, a assumir uma intervenção precoce nos comportamentos menos adequados e promover uma relação eficiente entre a escola e a família. O Programa será desenvolvido ao longo de 14 sessões de 2 horas cada, com frequência semanal e é dinamizado por uma equipa de técnicos do município com formação em educação parental.

Consulte AQUI o desdobrável

 

Programa de Promoção de Competências Socioemocionais

O Programa de Promoção de Competências Socioemocionais, no âmbito da atividade das Equipas Multidisciplinares, financiado pelo Projeto Realiza-te da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em parceria com o Município de Penacova, procura a desenvolver, com crianças em idade pré-escolar, um conjunto de sessões com atividades de caráter lúdico, orientadas para a promoção de competências sociais e emocionais.

O programa pretende, assim, promover a partilha, a cooperação e a resolução de problemas, bem como o conhecimento, a compreensão e a regulação emocional. Desta forma, procura-se fomentar a expressão das emoções de forma adequada e desenvolver uma melhor adaptação e resposta das crianças, face às múltiplas solicitações e desafios na sua relação com o mundo e com os outros, pois considera-se que estas competências são facilitadoras dos processos de aprendizagem.

Esta intervenção ao dirigir-se às crianças do pré-escolar pretende prevenir o aparecimento de comportamentos de risco e do consequente insucesso escolar.

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Programa de Promoção da Consciência Fonológica

O Programa de Promoção da Consciência Fonológica surgiu no âmbito da atividade das Equipas Multidisciplinares, financiado pelo Projeto Realiza-te da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em parceria com o Município de Penacova.  

A consciência fonológica assume uma grande importância na aprendizagem da leitura e da escrita, uma vez que esta se refere à capacidade que um indivíduo tem de identificar e manipular as unidades do oral. Considerando que a aprendizagem formal da leitura e da escrita começa à entrada para o 1º ciclo do ensino básico e sendo o treino da consciência fonológica um fator promotor dessa aprendizagem, pretende-se intervir na avaliação e desenvolvimento da consciência fonológica por forma a averiguar as principais dificuldades/aptidões a este nível e implementar um conjunto de estratégias/intervenções que promovam o futuro sucesso de todas as crianças nas tarefas de ler e escrever.

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Terapia da Fala

O apoio em Terapia da Fala surgiu no âmbito da atividade das Equipas Multidisciplinares, financiado pelo Projeto Realiza-te da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em parceria com o Município de Penacova. A necessidade deste apoio técnico e especializado aos alunos do Agrupamento de Escolas de Penacova foi atestada através dos resultados dos instrumentos formais de avaliação da linguagem, devidamente validados.

Após realizada a anamnese e avaliação inicial, é definido um plano de intervenção com objetivos terapêuticos bem definidos. Sempre que possível, recorre-se a atividades lúdico-didáticas para alcançar os objetivos definidos no plano, cujos materiais vão de encontro às necessidades, interesses e motivações das crianças em acompanhamento.

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