Programas e Projetos

Programa de Generalização de Refeições do 1º Ciclo do Ensino Básico

O Despacho n.º22 251/2005, datado de 25 de outubro, aprovou o Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e visa garantir “a todas as crianças que frequentam o primeiro ciclo do ensino básico uma refeição equilibrada”. Este mesmo despacho estabelece ainda que o custo da comparticipação dos alunos por refeição é estabelecido anualmente, de acordo com Despacho Ministerial. Este serviço destina-se a todos os alunos inscritos nas Escolas Básicas do 1º Ciclo da rede pública do Concelho de Penacova.

 

Programa Regime da Fruta Escolar

O Regime de Fruta Escolar aplica-se ao 1.º ciclo de forma a contribuir para a promoção de hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens e para a redução dos custos sociais e económicos associados a regimes alimentares menos saudáveis.

O Município de Penacova tem, desde Fevereiro de 2010, distribuída a todos os alunos das Escolas do 1º CEB fruta com a periodicidade de duas vezes por semana. Os produtos são adquiridos à Cooperativa Agrícola de Mangualde, de qualidade certificada e produção integrada, de modo biológico, de denominação de origem protegida, de indicação geográfica ou de proteção integrada.

 

Iniciativas de Educação para a Cidadania

Enquanto processo educativo, a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.

A Câmara Municipal de Penacova desenvolve vários Projetos e Ações nesta área que têm pretendido:

  • Sensibilizar a população para a importância da preservação da natureza, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.
  • Promover os espaços de riqueza natural e histórica do Concelho;
  • Proporcionar atividades lúdicas e de lazer num espaço exterior privilegiado e exterior ao espaço escolar;
  • Promover comportamentos de respeito e correto tratamento dos animais de estimação;
  • Oferecer visitas de estudo guiadas com animação às crianças do 1º ciclo do ensino básico e pré-escolar – exemplo Projeto Penamina (desdobrável pdf)

 

Projeto MindSerena – Projeto de Aprendizagem Socioemocional

O Projeto MindSerena, programa de promoção de competências socioemocionais baseado em mindfulness, está a ser desenvolvido em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e é dirigido às 209 crianças que frequentam os 6º e 8º anos do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Penacova, respetivos professores e pais.

Com este projeto pretende-se desenvolver uma maior capacidade de atenção nos/as alunos/as para que estejam mais tempo atentos e focados/as durante as aulas; reduzir a ansiedade e aumentar a capacidade da atenção plena; aumentar a consciência do corpo, pensamentos e emoções; melhorar as relações interpessoais; aumentar a compaixão, autocompaixão, gentileza, paciência, controlo de impulsos reativos e redução do bullying; e aumentar a função executiva das crianças, que está associada ao desempenho cognitivo e sucesso escolar.

Deste modo, através da aplicação de um programa de intervenção estruturado em 15 sessões para alunos dos 6º e 8º anos, 50 horas de formação de docentes para o desenvolvimento das suas competências socioemocionais e de mindfulness e de sessões de sensibilização a encarregados/as da educação, serão trabalhadas competências que promovem a atenção/concentração, a redução da ansiedade, a regulação emocional, a memorização, a resolução de conflitos, entre outras.

A investigação realizada revela que esta metodologia promove a capacidade de compreensão, memória e reduz os níveis de stress e ansiedade facilitando, assim, a aprendizagem e consequentemente, um rendimento escolar mais satisfatório.

https://mindserena.wixsite.com/mindserena

 

Programa de Educação Parental

Formação destinada aos pais, mães e encarregados/as de educação que pretende ajudar a compreender as necessidades da família, a assumir uma intervenção precoce nos comportamentos menos adequados e promover uma relação eficiente entre a escola e a família. O Programa será desenvolvido ao longo de 14 sessões de 2 horas cada, com frequência semanal e é dinamizado por uma equipa de técnicos do município com formação em educação parental.

Consulte AQUI o desdobrável

 

Programa de Promoção de Competências Socioemocionais

O Programa de Promoção de Competências Socioemocionais, no âmbito da atividade das Equipas Multidisciplinares, financiado pelo Projeto Realiza-te da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em parceria com o Município de Penacova, procura a desenvolver, com crianças em idade pré-escolar, um conjunto de sessões com atividades de caráter lúdico, orientadas para a promoção de competências sociais e emocionais.

O programa pretende, assim, promover a partilha, a cooperação e a resolução de problemas, bem como o conhecimento, a compreensão e a regulação emocional. Desta forma, procura-se fomentar a expressão das emoções de forma adequada e desenvolver uma melhor adaptação e resposta das crianças, face às múltiplas solicitações e desafios na sua relação com o mundo e com os outros, pois considera-se que estas competências são facilitadoras dos processos de aprendizagem.

Esta intervenção ao dirigir-se às crianças do pré-escolar pretende prevenir o aparecimento de comportamentos de risco e do consequente insucesso escolar.

Consulte AQUI a informação

 

Programa de Promoção da Consciência Fonológica

O Programa de Promoção da Consciência Fonológica surgiu no âmbito da atividade das Equipas Multidisciplinares, financiado pelo Projeto Realiza-te da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em parceria com o Município de Penacova.  

A consciência fonológica assume uma grande importância na aprendizagem da leitura e da escrita, uma vez que esta se refere à capacidade que um indivíduo tem de identificar e manipular as unidades do oral. Considerando que a aprendizagem formal da leitura e da escrita começa à entrada para o 1º ciclo do ensino básico e sendo o treino da consciência fonológica um fator promotor dessa aprendizagem, pretende-se intervir na avaliação e desenvolvimento da consciência fonológica por forma a averiguar as principais dificuldades/aptidões a este nível e implementar um conjunto de estratégias/intervenções que promovam o futuro sucesso de todas as crianças nas tarefas de ler e escrever.

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Terapia da Fala

O apoio em Terapia da Fala surgiu no âmbito da atividade das Equipas Multidisciplinares, financiado pelo Projeto Realiza-te da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em parceria com o Município de Penacova. A necessidade deste apoio técnico e especializado aos alunos do Agrupamento de Escolas de Penacova foi atestada através dos resultados dos instrumentos formais de avaliação da linguagem, devidamente validados.

Após realizada a anamnese e avaliação inicial, é definido um plano de intervenção com objetivos terapêuticos bem definidos. Sempre que possível, recorre-se a atividades lúdico-didáticas para alcançar os objetivos definidos no plano, cujos materiais vão de encontro às necessidades, interesses e motivações das crianças em acompanhamento.

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